Aguardem...os americanos estão chegando!




Nos últimos ano o futebol nos Estados Unidos da América tem se desenvolvido rápidamente. A liga americana foi criada e com elas vários clubes começaram a investir pesado em infraestrutura e marketing. Contratações de peso na Europa ajudaram, tanto que na Copa das Confederações em 2009 a seleção americana bateu com autoridade a tão badalada seleção espanhola, e foi fazer a final contra o Brasil. Na final os norte-americanos por pouco não promoveram um feito épico: estávam batendo o Brasil penta campeão por 2x0, mas no segundo tempo acabaram cedendo a virada para a equipe brasileira. Mesmo assim a lição que ficou foi de que esta seleção americana não é tão frágil e inocente como as anteriores.

A prova concreta e definitiva está sendo agora na África do Sul. No primeiro jogo os norte-americanos jogando de igual para igual, e em determinado momento até melhor que a tradicional Inglaterra. Sairam perdendo mas buscaram o empate, e por pouco não saíram vitoriosos de campo. No segundo jogo contra a Eslovênia duas bobeadas deixaram o time norte-americano em desvantagem de 2x0, porém o time não se abateu, correu atrás, acuou a seleção européia e empatou a partida. No finalzinho ainda virou o placar heróicamente, porém o árbitro da partida anulou o gol legítimo dos Estados Unidos.

No terceiro jogo, e decisivo, os Estados Unidos entraram em campo precisando da vitória contra a equipe da Argélia para se classificar no mundial. Os argelinos não são a maior força da África, mas são tradicionais e bons no futebol. Porém durante o jogo inteiro foi a equipe americana que buscou mais o gol. O nervosismo atrapalhou muito a equipe que perdeu muitos gols, mas nos segundos finais, quando já havia acabado o outro jogo do grupo, veio o lance heróico e épico do jogo. Parecia até cena de filme de Hollywood, mas desta vez foi real. No primeiro lance o atacante norte-americano perdeu o gol, mas no segundo Donovan, o excelente meio-campista da equipe, completou um chute do meio da área e decretou a vitória e a classificação norte-americana.

O sonho da FIFA, e de todos que amam o futebol, era ver o povo norte-americano gostando e investindo no futebol, que lá eles chamam de Soccer. Até mesmo uma Copa do Mundo fora realizada no país, mas os resultados ruins da seleção serviram para afastar o grande público do futebol. Mas agora tudo pode mudar. Todos sabemos que os norte-americanos possuem muitos recursos financeiros e humanos. O futebol é um dos esportes de massa mais econômico do mundo. Apenas uma bola e um gramado já é o suficiente para se sair jogando. Eles já dominam o futebol feminino, e estão investindo pesado nas categorias de base, que inclui atletas do nível ginasial e universitário. Agora se a seleção continuar desempenhando um bom papel na África do Sul é capaz de alavancar de vez o futebol nos Estados Unidos. E se isso acontecer todos ganharemos. Ganharemos porque teremos um mercado gigantesco pela frente, e com isso o futebol poderá se profissionalizar mais ainda.

Para encerrar assista ao video feito pelos norte-americanos mostrando seus compatriotas vibrando com o gol de Donovan contra a Argélia. É emocionante!


Comentários