Corrigir o sistema defensivo: A missão!



Vamos fazer uma análise delicada de nosso sistema defensivo. Pois bem, temos os seguintes zagueiros que andam atuando no Brasileirão: Léo, Réver, Rafael Marques, Mário Fernandes e Thiego. Tem mais alguns, mas todos das categorias de base. O mais velho deles é Rafael Marques, com 26 anos. Os demais ainda são jovens demais para terem experiência de um xerifão no estilo Adilson Batista, De Leon, Baideck, e até mesmo Pereira, que atua atualmente no Coritiba.

Essa falta de experiência não quer dizer falta de qualidade. Réver já se mostrou bom zagueiro. Léo esteve em melhor forma já. Mário é jovem e vem se aprimorando jogo a jogo, porém está sendo utilizado mais na lateral direito como coringa. Thiego também é muito jovem, e já está sendo contestado por 99% da torcida. Então resta Rafael Marques como o mais experiente. Mas Rafa Marques, como tem sido chamado por muitos, não tem o estilo de um xerifão. O que o Grêmio necessita urgentemente para por ordem na zaga é justamente um zagueiro que coordene toda a movimentação do setor e que leve para campo as orientações do treinador. É notória a cena de Autuori a beira do gramado tentando reorganizar o setor o jogo inteiro, e também é notório o fato dos jodadores varias vezes se esquecerem das orientações e assim deixam imensos buracos neste setor que vem sendo o mais instável do time até agora.

Se no ataque resolvemos temporariamente a falta de gols e principalmente gols em jogadas criadas, na zaga a coisa está feia. Eu acredito no potencial de Paulo Autuori, porém será impraticável se acaso não for absorvido por nossos zagueiros as orientações dadas pelo treinador tanto nos treinos como nos jogos. A solução para 2010, já que para este ano já não podemos mais contar com reforços, será trazer um zagueiro assim, que tenha pulso firme e personalidade de lider.

Comentários