Serie Como Fazer - Como fazer Margarita



A história do mais famoso coquetel mexicano é como as demais histórias dos outros grandes coquetéis mundiais: há várias versões. Como sou democrático, e sempre aberto a pesquisa, vou trazer aqui no Bolicho duas versões conhecidíssimas do coquetel Margarita. Assim vocês podem ter uma base de como se cria uma versão, apesar de que em se tratando de tequila, seria interessante saber quantas doses o criador de cada versão tomou antes de batizar a bebida. Sim, porque sóbrio é mais fácil você guardar alguma informação!

A primeira versão, que está no Wikipedia, fala que havia uma madame americana chamada Margarita Sames, e que ela em sua casa na cidade de Acapulco, lá pelos anos 40, recebia muitos famosos do cinema americano, como Lana Turner, Fred Mac Murray, Nick Hilton, sim, parente da Paris Hilton, e John Wayne. Um dia alguém, não se sabe quem, desafiou a madame Sames a criar um coquetel com tequila. Ela então teria criado a primeira versão do coquetel, e ganhou o seu nome como homenagem. Ela simplesmente adicionou Cointreau a tequila e um pouco de suco de limão, e como já era tradição tomar a tequila com uma pitada de sal, ela apenas acrescentou o sal na borda do copo junto a um anel de limão.

A outra versão é mais coerente. Diz que por volta dos anos 30, na cidade mexicana de Tijuana, fronteira com os EUA, um bartender do hotel Rancho La Gloria, precisou preparar um coquetel para uma atriz americana chamada Marjorie King, pois a beldade não se dáva bem com outros destilados. E então deram o nome do coquetel em homenagem ao nome "mexicano" da atriz, Margarita. Revista Adega

Agora como se prepara uma autêntica Margarita:

Prepare a taça (se possível uma taça específica para Margarita), ou então uma taça para martinis, passando uma rodela de limão em toda a borda do copo e, então, encostando-a em um pires com sal. Assim será formada uma leve crosta.

Na coqueteleira coloque:
1 e 1/2 dose de tequila prata;
3/4 dose de Cointreau;
3/4 dose de suco de limão;
3 cubos de gelo.

Agite fortemente por alguns segundos e coe para a taça, com uma das pedras de gelo. Não encha até a borda. Decore com uma rodela de limão.

Comentários

  1. La vai uma dica sofisticada pro amigo borracho!
    http://www.cointreau.us/#header
    aí tem as receitas da COINTREAU originais para quem aprecia bebidas sofisticadas de vez em quando.
    Abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente a vontade. Aproveite e deixe sua sugestão de postagem!