Brasileirão 2009 - São Paulo

Chegou à vez de fazer uma analise imparcial do atual tri campeão brasileiro, o São Paulo. Primeiro gostaria de frisar como é duro fazer esta analise, já que foi justamente para este São Paulo que meu Grêmio deixou o título escapar ano passado, mesmo tendo vencido as duas partidas, algo talvez inédito no Brasil, onde o vice não perdeu um ponto se quer e nem gol tomou do campeão. Mas vamos à opinião.







No comando do time neste tri campeonato está Muricy Ramalho, o treinador que está há mais tempo a frente de uma equipe no Brasil. E não é por acaso não. Muricy, apesar de seu mau humor, é o tipo do técnico que consegue motivar seus jogadores nas horas mais decisivas. Apesar do São Paulo não ter a mesma força quando o campeonato é de formato mata-mata. Mas em pontos corridos ninguém tem mais estrela atualmente que Muricy. E pelo andar da carroça, Muricy ficará um bom tempo no comando do tricolor paulista. Isso dá muita estabilidade para a equipe, pois já conhece a maneira do treinador agir e principalmente o esquema de jogo se torna algo bem simples para ser assimilado com quem acaba de se integrar ao elenco.



Defesa: Rogério Ceni ainda é o ídolo, mas muito de seu prestigio está amparado na excelente zaga que tem o time. Miranda, André Dias e Rodrigo são altos, de boa estrutura física e sabem se postar em campo. Além disso, sabem apoiar o ataque também, e sempre um ou outro tem feito gols decisivos principalmente em bolas paradas. O ponto negativo que vejo é a velocidade. Não acho que sejam zagueiros rápidos. Esse é um ponto a ser explorado, e o Grêmio soube explorar ano passado! Fora estes nomes que citem ainda tem Zé Luis, Wagner Diniz, Aislan, Junior Cesar e outros. Todos os jogadores que podem atuar em qualquer time do Brasil.



No meio-campo o São Paulo tem a força e habilidade de Hernanes, a precisão de Jorge Wagner e a pegada de Arouca. Meio-campo fortíssimo esse. No banco também há muitos bons jogadores, Jean e Hugo são dois deles. A velocidade de ligação entre o meio-campo e o ataque é a principal arma do São Paulo que consegue armar contra ataques velocíssimos.



E no ataque há Dagoberto, Borges e Washington, e ainda André Lima. Destaque para Dagoberto, que é um atacante muito rápido, arisco e habilidoso e Washington, um artilheiro nato, que mesmo perdendo gols incríveis tem o dom de estar no lugar certo na hora certa. Washington é um exemplo de superação. Anos atrás, quando ainda jogava pelo Atlético PR, quase precisou encerrar sua carreira por motivos coronários. Mas sua determinação o trouxe novamente aos gramados.



Analisando tudo isso só posso dizer que o São Paulo é um favorito ao natural, principalmente em torneios de pontos corridos porque tem o melhor elenco do Brasil. Praticamente há um jogador suplente de alto nível para cada posição. Isso faz a diferença, e o exemplo é o tri campeonato seguido, inédito no Brasil. Ta certo que o Grêmio bobeou e poderia ter quebrado essa sequência são paulina, mas não quebrou e eles foram campeões com méritos.



Apesar disto tudo que eu disse a respeito do São Paulo, o Grêmio venceu duas vezes o tricolor paulista no último brasileirão, e sem segredo algum. Então para passarmos pelo São Paulo é jogar sério, matar na hora que puder matar e principalmente não perder pontos bobos no campeonato, porque o São Paulo vem fazendo muito bem este trabalho em tempos de pontos corridos.

E vocês, acham o São Paulo um favorito natural também? Comentem!

Comentários

  1. Com certeza, apesar da prioridade ser a Libertadores, como o Gremio.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Sao paulo = MAIOR DO BRASIL!3 de maio de 2009 às 15:56

    'A velocidade de ligação entre o meio-campo e o ataque é a principal arma do São Paulo que consegue armar contra ataques velocíssimos.'

    Cara você tem assistido os ultimos jogos do São Paulo???
    [sou sao paulino]

    ResponderExcluir
  4. Sou saopaulino e acho que esse ano, pelo que vem apresentando até agora, e também pelo que outros times pelo Brasil vem apresentando... não coloco o São paulo como favorito a campeão brasileiro.

    É interessante ver como os torcedores de outros times vêm o São Paulo, inclusive a frase final que você colocou, reflete bem isso. Todos os times que jogaram bem contra o São Paulo (principalmente em mata-mata), nesses últimos anos, ganharam com justiça.

    Mas, espero que a recuperação do São Paulo venha antes, durante a Libertadores, e pelo que eu vi nos confrontos de mata-mata, talvez os nossos tricolores se enfrentem na semi-final. Parabéns pelo tópico criado, mas acho que vc vai ser xingado por alguns gremistas...

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo comentário imparcial, torço pelo SP e tenho grande admiração pelo Grêmio. É bonito ver torcedores que sabem comentar as forças dos adversários com imparcialidade. Parabéns.

    ResponderExcluir
  6. O São Paulo é exatamente assim como você descreveu, porém não vem jogando como tal, sou São-Paulino não esta facil ver este time jogar.

    ResponderExcluir
  7. A velocidade de ligação entre o meio-campo e o ataque é a principal arma do São Paulo que consegue armar contra ataques velocíssimos.'

    Cara você tem assistido os ultimos jogos do São Paulo???
    [sou sao paulino] [2]

    ResponderExcluir
  8. Fora estes nomes que citem ainda tem Zé Luis, Wagner Diniz, Aislan, Junior Cesar e outros. Todos os jogadores que podem atuar em qualquer time do Brasil.

    tem um erro de grafia nessa frase... acho que você quis dizer "citei" e não "citem"...ok?

    e quanto a favoritos...mesmo sendo são paulino tenho que admitir... pelos ultimos jogos relaizados, curintia, inter e cruzeiro serão os times a serem batidos... concorda???

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente a vontade. Aproveite e deixe sua sugestão de postagem!