Memória do futebol - Hillsborough

Hoje, dia 15 de abril, fáz 20 anos que uma das maiores tragédias do futebol inglês vitimou mais de 90 pessoas. O número de feridos chegou aos quinhetos. O jogo foi realizado no estádio de Hillsborough, em Sheffield, valido pela semifinal da Copa da Inglaterra entre os times Liverpool e Nottingham Forest.






A super lotação do estádio, e o estado precário das grades de segurança que faziam parte do alambrado, foram os responsáveis diretos pela tragédia. Tudo começou quando dentro do estádio a capacidade total já estava completa, mas do lado de fora mais de 5 mil torcedores do Liverpool forçaram a entrada. A polícia resolveu abrir os portões para evitar o tumulto do lado de fora da arena, mas o procedimento lógo mostrou ter sido um erro grave e fatal. Os torcedores que entravam espremeram os que já se encontravam dentro do estádio, e o resultado acabou sendo 96 torcedores mortos por asfixia. As imagens da tragédia correram os jornais britanicos, e até hoje é lembrada.

Devido a este incidente os estádios da Inglaterra não possuem mais grades, e o caminho entre arquibancadas e campo fica sempre livre. Cabe a nós conhecermos a história para que casos como este não se repitam mais.



A maioria destes que vimos pressionados na grade, infelizmente faleceram!


Pela memória dos que se foram.

Comentários