Como expandir colunas no Blogger

Algumas pessoas me perguntaram como consegui expandir as colunas do meu template do Blogger. Eu originalmente usei um template pronto do Blogger, com duas colunas e formatado para 800x600. Porém agora quem acessa o blog nota que a resolução aumentou para cerca de 1000 px. Bem, vou fazer um pequeno tutorial próprio na esperança de ajudar os que estão começando no mundo da blogsfera.


Primeiramente salve seu modelo do blog no painel de administração do Blogger. Em layout, editar HTML. Antes de chegar ao código fonte tem um campo onde você deve salvar seu modelo HTML. Escolha uma pasta onde saberá procurar depois e salve.

O próximo passo é "Expandir modelos de widgets", que está do lado de fora do quadro onde se encontra o código HTML. Com os modelos de widgets expandidos, vamos ao trabalho.

Procure a primera DIV com o nome de #header-wrapper. Esta DIV é responsável pela largura do cabeçalho, onde geralmente colocamos uma imagem de capa do blog. Abaixo dela há o campo WIDHT. Aumente seu tamanho para: "width:980px;".

A próxima etapa é encontrar a DIV #outer-wrapper, que é responsável pelo corpo do blog. Faça o mesmo no campo WIDHT: "width: 980px;". Assim você terá tanto o cabeçalho, como o corpo do blog com a mesma largura.

Agora vamos mexer nas larguras das colunas. Encontre a DIV #main-wrapper. Esta DIV é responsável pela largura da coluna da esquerda, onde é feito as postagens do blog. Dentro desta DIV há o campo WIDHT. Faça a mudança de tamanho: "width:630px;".

Faltou a coluna da direita. Então encontre esta DIV #sidebar-wrapper. Também no campo WIDHT troque os valores para: "width: 280px;".

Pronto, agora salve dentro no layout e veja o resultado. Preste atenção!! Os valores de PX neste campo WIDHT, pode ser trocado livremente, claro dentro do bom senso, e você escolherá o tamanho ideal que queira para suas colunas. Antes de terminar é preciso testar tanto no IE como no FIREFOX, pois dá uma pequena diferença de ambos. Depois de feito todas as modificações é preciso entender que alguns WIDGETS terão de ser refeitos.

Bom, espero que tenham entendido bem. É meu primeiro tutorial sobre o assunto. Eu mesmo, com auxilio de meu primo, modificamos estes valores das colunas. Então se agradar ao pessoal, já estarei feliz. Qualquer duvida me deixe um recado no campo COMENTARIOS. Deixe e-mail, que assim que puder entrarei em contato.

Comentários

  1. Então amigo pinguço... e se eu quiser acrecentar uma nova coluna ao template em vez de expandir as ja existentes...saberia me dizer como faço ???

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo, é até possível, porém é necessário conhecimento profundo em CSS, e a tarefa seria ardua. Porém utilizando já um modelo com tres colunas, o trabalho seria apenas refazer os widgetes, o que convenhamos é muito mais fácil.

    ResponderExcluir
  3. Cara, existem layouts prontos para blogs e existem diversas variedades, inclusive com 3 colunas

    ResponderExcluir
  4. cara ..pode usar as minhas montagens do gremio no teu blog sim..mas dá o crédito pra mim.Ok

    ResponderExcluir
  5. cara, isso ajudou.
    explicação bem simples.
    se cuida.

    ResponderExcluir
  6. explicação bem simples
    Fuincionou, mas fala aí onde encontro bons templates?
    Abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente a vontade. Aproveite e deixe sua sugestão de postagem!