No segundo turno, Grêmio é apenas o 8º Colocado!

Pelo menos é o que mostram os numeros. O Grêmio neste returno está apenas na 8ª colocação, o que não me espanta, e muito menos me preocupa, pois neste returno o Grêmio está administrando a vantagem que conquistou no primeiro turno, quando o time estáva mais equilibrado com sua forma física, e o o esquema de jogo não era tão estudado pelos adversários.
No primeiro turno o Grêmio não era visto por quase ninguém como o provável campeão. Apostavam na recuperação de Flamengo, Cruzeiro, Botafogo, Palmeiras e até do São Paulo. Em alguns casos até cogitavam a ascenssão do Internacional. Enquanto isso o Grêmio foi acumulando pontos, e se destacando.
Mas num campeonato de pontos corridos é assim que funciona. Apartir do segundo turno o Grêmio precisa apenas manter a distancia de seus adversários, o que está fazendo. Quando o adversário mais próximo perde, o Grêmio também pode perder, foi o caso do Cruzeiro na rodada em que o Grêmio perdeu para o Flamengo.
Nesta ultima rodada o resultado foi melhor, o Palmeiras que era o que mais próximo estáva, perdeu em casa, e o Grêmio empatou fora. Aumentou em 1 ponto sua vantagem.
Claro, que neste sistema de manter apenas a diferença mínima acarreta na chegada de mais adversários, como o próprio Cruzeiro e o Botafogo. Há também o Flamengo, crescendo novamente no campeonato.
Porém o que joga contra eles, e a favor do Grêmio, é a tabela. A cada rodada, diminui os jogos para o final do campeonato. Para o Grêmio agora faltam apenas 13 rodadas, para os demais 14, pois a vantagem é de 6 pontos e um belo saldo de gols.
Então o importante no segundo turno não é ser um dos primeiros na classificação deste turno, e sim manter a distancia conquistada ainda no primeiro turno.
Compreendem minha visão dos fatos?

Comentários