Tem o Grêmio um time reserva?

     Estive ouvindo algumas entrevistas com jogadores do Grêmio em várias rádios, sobre o jogo que se avizinha, o clássico grenal 372, jogo de ida da sulamericana, e por unanimidade nos relatos observei que nenhum dele acredita que o Grêmio tenha um time reserva e um titular. Para eles o Grêmio é um grupo de jogadores, onde apenas 11 podem começar a jogar.
    Pensei e matutei sobre o que eles disseram, e tenho que concordar. Neste momento que a maioria dos clubes brasileiros da Série A estão perdendo seus jogadores principais para a Europa, ou Oriente Médio, por incrível que pareça o líder isolado da competição não perdeu nenhum! Isso tem uma explicação. O Grêmio não é uma equipe de craques, boleiros que gastam a bola, não, o Grêmio é uma equipe formada por um grupo de jogadores, mais de 20, menos de 25. Todos tem condições de sair jogando, assim como todos tem condições de entrarem durante a partida.
    Vejamos o que seria um time reserva: Marcelo Grohe, Wiiliam Thiego, Jean e Matheus, Helder e Felipe Matione, Makelele, Orteman e Souza, e no ataque André Luis e Reinaldo. Bem, e neste time aí poderiamos ter os reservas Amaral, Rudinei, Soares, Adilson e Mailson. Eu diria que é uma equipe que se estivesse disputando o brasileirão não estaria fazendo feio não, e certamente estaria a frente de muitos outros times cheios de estrelinhas por aí.
    Desta maneira não me adimiro que Celso Roth tenha tanta confiança assim nesta sua equipe, digamos, menos titular que a outra. O esquema é o mesmo, e tanto Helder como Matione já se habituaram ao 3-5-2. Souza e Makelele também. André Luis é rapido, veloz e leva muito perigo a zaga adversária, e Reinaldo que é goleador, ninguém pode discutir sobre isso.
    Vejo muitos gremistas preocupados com esta formação dita reserva, mas se analisarmos bem, desde o time campeão da Copa do Brasil em 2001, o Grêmio não tinha tanta qualidade fora dos 11 habituais jogadores. E convenhamos, assisti ao time reserva do São Paulo, e este sim é bem reserva. Possue jogadores que nem 17 anos completaram. Ou seja, no Brasil hoje a equipe que tem um time "reserva" que impõe respeito, esta equipe é o Grêmio. Talvez isso responda a pergunta de muitos comentaristas: Como pode o Grêmio estar na ponta da tabela? Simples, um grupo bem homogeneo.
    A conquista de um titulo com pontos corridos começa com um bom grupo auxiliar. Finalmente aprendemos a jogar brasileirão com turno e returno.

Comentários