Nuovo Cinema Paradiso - Dica de filme


O cinema italiano tem um ingrediente a mais em suas produções: a emoção! Em 1988 um filme chamou a atenção na Europa, vencendo prêmios e sendo aclamado por público e crítica. Em 1990 este filme chegou ao Oscar e não deu chance aos concorrentes. Nuovo Cinema Paradiso (no Brasil Cinema Paradiso) conta a história de amizade ente Totó, um menino pobre do interior da Itália pós-guerra com Alfredo, o projetista do unico cinema da cidade. Totó começa uma paixão avassaladora pelo cinema e sempre que pode auxilia Alfredo durante as projeções.

A estória segue o crescimento de Totó, e suas primeiras experiências amorosas. O Cinema Paradiso é um show a parte. Como de costume em toda pequena cidade italiana, o cinema é o ponto de encontro de todos habitantes, e sempre palco para fatos inusitados.

Mas o tempo é implacável e uma decepção amorosa fáz com que Totó deixa a vila e parta para Roma. Trinta anos depois ele é um cineasta famoso e bem sucedido, e então é chamado de volta para sua cidade em decorrência do falecimento de seu amigo Alfredo.

Quem nunca assistiu Cinema Paradiso com certeza não entenderá os 3 minutos finais da projeção, porém quem o assistiu jamais esquecerá este final. O impacto emocional que ele produz é arrasador, e só resta ao expectador deixar as lágrimas cairem. Esta é minha dica de um bom filme clássico.


Cena final de Nuevo Cinema Paradiso


Todas as informações do filme você encontra no IMDB.

Comentários