A força e a beleza das mulheres soviéticas






A Russia é um país com forte tradição patriarcal, porém algumas características se sobressaem a este aspecto cultural. O exemplo é o papel da mulher na sociedade russa. 

Desde antes da revolução comunista, bem sucedida em 1917, a mulher já se destacava em várias frentes da sociedade czarista. Nas áreas da cultura, da educação e da saúde o papel elas apareciam em grande número.





Com a revolução bolchevique, a nova mulher soviética passou a interagir praticamente em todas as áreas da sociedade, principalmente após a Segunda Guerra Mundial.



A segunda Guerra Mundial, chamada pelos russos como "Grande Guerra Patriótica", ceifou cerca de 30 milhões de soviéticos. Estímasse que cerca de 25% deste total tenham sido mulheres, o que fez a diferença demográfica entre os sexos aumentar. 



Outro aspecto importante desta fase da história russa foi o grande número de homens, que se destacavam em muitas áreas com grandes habilidades, terem morrido não só durante a guerra, mas desde a ascenssão de Josef Stalin ao poder. Sendo assim a sociedade soviética se viu carente de personalidades pensantes, inteligentes e capazes de grandes avanços. Coube, em grande parte, as mulheres este papel, de reeguer a sociedade russa.



Não havia praticamente nenhum área que não houvesse mulheres na sociedade soviética. Agricultura, indústria, principalmente a bélica. Forças armadas, ciência, medicina. Forças policiais, áreas da administração pública, ensino. Enfim, elas sempre foram bem aceitas em todas estas áreas, e demonstraram muita capacidade produtiva e organizacional.



Nesta postagem estão as anônimas. Mulheres fortes que mantiveram sua capacidade produtiva sem abrir mão da beleza. Porém em breve abrirei espaço para as grandes mulheres russas e soviéticas, que fizeram história em várias áreas. Fique atento!








Se gostou da postagem, deixe um comentário. Não ganho nada em termos financeiros, mas é bom saber se as postagens são interessantes ou não. Fique a vontade, não demora muito. E se gostou, compartilhe a postagem com seus amigos. O Barman agradece! 

Comentários