Gre-nal dos 100 anos - 19 de julho de 2009



Narrativa de jornalistas sobre o primeiro clássico Gre-nal em 1909.

Neste sábado, dia 18 de julho, o maior clássico do Brasil fará 100 anos. A CBF ajeitou a rodada para que o clássico do centenário caísse justamente na data de aniversário, mas por decisão justa, repassaram o jogo para o domingo a tarde, então teremos o estádio Olímpico lotado.

Será além de mais um jogo do brasileirão 2009, um partida muito festiva. Segue abaixo um texto extraido do site www.geraldinos.com:

Os representantes do recém-fundado Sport Club Internacional tiveram de insistir para conseguir marcar um amistoso contra o poderoso Grêmio FootBall Porto-Alegrense. Os Dirigentes do Veterano clube Ofereceram o Segundo quadro, mas os jovens fundadores queriam enfrentar o time principal.
Sem cobrança de ingressos, 2 mil pessoas assistiram ao primeiro clássico na baixada.Para humilhação dos entusiasmados primeiros colorados, foi um "match" desigual, tamanha a superioridade dos Tricolores. O alemão Edgar Booth, que Jogava de "forward"(Centroavante), foi o primeiro a mexer na bola e também o autor do primeiro gol. Após os impiedosos 10 a 0, vencedores e vencidos confraternizaram-se até a madrugada no clube dos Atiradores Alemães, ao lado do campo da Baixada.

Ficha do jogo

Grêmio (10)
Callfelz; Deppermann e Becker; Carls, Black e Mostardeiro; Brochardo, Grünewald, Moreira, Booth e Schroeder.

Inter (0)
Poppe II; Portela e Simone; Vinholes, Pires e Wetternich; Pope I, Horácio, César, Mendonça e Carvalho.

Gols: Booth (Cinco), Grünewald (quatro) e Moreira
Árbitro: Waldemar Bromberg
Local Estádio da Baixada



Comentários