Grêmio vs Botafogo - Estréia de Paulo Autuori



Nesta tarde de domingo, as 16:00 horas no estádio Olímpico, o Grêmio entra em campo para enfrentar o Botafogo pela 3ª rodada do Brasileirão 2009. Para a partida a direção gremista reservou dois eventos que interessam diretamente a imensa massa tricolor. A primeira será a apresentação do novo uniforme para o campeonato nacional. Um uniforme muito contestado sem antes entrar em campo. Veremos se ele realmente é o que muitos estão dizendo, um uniforme "pesado" em relação às inovações visuais.

O segundo evento, e o mais esperado, será a estreia de Paulo Autuori no comando do tricolor. Depois de mais de um mês sem treinador fixo, o cargo ficou para o funcionário do Grêmio Marcelo Rospide, o time entrará em campo com um técnico de ofício no banco de reservas. E não é apenas um técnico comum. Paulo Autuori é um dos técnicos mais disputados do momento no mundo da bola. Antes de aceitar a proposta do Grêmio, Autuori recusou cerca de dez propostas interessantes, entre elas treinar as seleções do Catar, da Arabia Saudita e até do Internacional. Todas negadas. Autuori queria um projeto mais ousado, e isso o Grêmio lhe ofereceu.

Desde que chegou ao time, Autuori observou os jogadores. Alterou um pouco o esquema de jogo, sem abandonar por hora o 3-5-2. Com ele alguns jogadores que vinham mal, como Douglas Costa, começaram a produzir bem mais nos treinamentos. Minha aposta é que em pouco tempo Douglas Costa será um dos titulares do Grêmio, por ser nosso único meia ofensivo de ofício, além de ser jovem e habilidoso.

Outra modificação substancial que veremos hoje em campo é a aproximação do meio-campo com o ataque, principalmente Tcheco e Souza, para que possam dar suporte aos atacantes, coisa que não vinha acontecendo, e o Grêmio perdia muito poder ofensivo com isso. Maxi é o tipo de centroavante que necessita de proteção e ele andava jogando isolado. Mesmo assim Maxi demonstrou ter faro de gol autêntico, basta que o deixem em posição de matar.

Aposto também que Alex Mineiro lógo será o companheiro nato para o Maxi, até porque ambos possuem caracteristicas diferentes. Então é começar a analisar estas mudanças senssíveis por enquanto, mas que brevemente deverão ser mais acentuadas.

O que gostei nas entrevistas dele, Autuori, é que ele sabe analisar bem os jogadores e tirar deles o máximo possível, tanto em jogo como em treino. Treino, aliás, o ponto fraca do Grêmio até agora. Com o Paulo os fundamentos já estão voltando a ser treinados com eficiencia, e todos sabemos que um bom grupo e esquema de jogo passam necessariamente pelos fundamentos do futebol.

Então minha gente é esperar para ver. 16:00 horas, estádio Olímpico. Quem puder ir, que vá, e quem não puder que acompanhe pelo radio ou televisão. Uma vitória hoje é fundamental para não deixar os demais clubes se distanciarem muito na tabela. Mesmo estando o Grêmio disputando a Libertadores da América, o nacional não pode ficar em um segundo plano muito distante, até porque quando acabar a Libertadores, em junho, sobrará o nacional pela frente, até dezembro.

Comentários