A Conquista da América - Parte 1

Contam os livros que os primeiros europeus a chegarem às Américas foram os Vikings, decendentes de Thor, súditos de Erik. Em suas embarcações frágeis chegaram à costa da América do Norte. Eram loiros, altos e de olhos azuis. Sua pele branca atiçava a curiosidade dos nativos. Fortes guerreiros e beberrões, os Vikings logo voltaram para suas terras gélidas.



Depois dos Vikings, foi a vez de um genovês chamado Cristovão Colombo. Nascido em 1451, Colombo estudou profundamente as rotas marítimas enquanto esteve em Lisboa, vivendo na casa de seu sogro. Convenceu-se de que haveria uma rota melhor para as Indias, e buscou patrocínio para sua empreitada. O mundo novo estaria nas mãos de um italiano.



Colombo levou seu projeto até o rei de Portugal. Ele precisava montar uma pequena esquadra com algumas naus. Os custos da viagem eram altos, e as incertezas do sucesso daquela expedição levaram o rei portugues a não aceitar a proposta de Colombo. Então ele recesolveu levar seus sonhos para outro reino...



Na Espanha Colombo apresentou seu projeto para os reis Fernando e Isabel, que ficaram satisfeitos em saber que poderiam ter uma rota alternativa para o Oriente. Então no dia 3 de agosto de 1492 Colombo parte com as caravelas Santa Maria, Pinta e Niña, rumo ao desconhecido. O capitão genovês agora navegava sob bandeira espanhola. Então no dia 12 de outubro de 1492, a pequena esquadra espanhola avista terra firme.


Desde que foi descoberta, a América sentiu o aço da espada europeia. Um a um os conquistadores chegavam. Alguns para viverem uma nova vida, outros para pilhar e extrair toda a riqueza possível desta nova terra. Entre eles haviam os piratas. Os mais famosos eram os ingleses, que por muitas vezes foram financiados pela rainha com o unico propósito de minar as possessões espanholas.



Também havia muita agitação na Europa com os novos descobrimentos de Espanha e Portugal. Todas as demais nações cobiçavam um pedaço de terra do novo paraíso como era conhecido. Os franceses lógo se lançaram ao mar, após findar a guerra dos 100 anos contra a Inglaterra. Chegando nas Américas tomaram posse de algumas ilhas no Caribe, e em seguida a região da atual Florida. Bem como boa parte do atual Canadá.



Em seguidas os holandeses também anseavam por expandir seus domínios. Chegaram a fincar a bandeira no nordeste brasileiro, e na Guiana Holandesa. No Brasil foram expulsos pelos portugueses, auxiliados pelos indios nativos. Recife é uma prova da curta colonização holandesa em terra brasilis.



Lógo os colonizadores foram se dividindo entre os que queriam mais independência da metrópole, e os que queriam se manter fiéis as monarquias européias. Guerras de independência se alastraram pelo continente. A mais famosa foi a americana. Depois de longos anos de conflito entre os colonizadores americanos e os ingleses, uma nova nação surgiu, agregando inicialmente 13 colônias. Assim nascia os Estados Unidos da América.



Mais ao sul o Brasil era o maior país do continente. Levas e levas de imigrantes europeus transformaram a cultura e o povo brasileiro. As marcas herdadas pelos europeus está intrinsicamente imbutida em todo o território nacional.



Esta é a América. Longe do que Cristóvão Colombo encontrou quando aqui pisou em 1492. E ainda longe de ser conquistada definitivamente. Esta é a América de vários povos, varias raças, e credos. A América dos nativos, dos europeus, dos africanos. A América dos orientais, dos muçulmanos e judeus. A terra prometida para todos, mas que continuamente se renova. E a essa terra todos os anos os sulamericanos disputam a Libertadores da América, o torneio mais importante do continente americano. Todos os anos jogadores de varios países promovem partidas emocionantes, e nas arquibancadas os torcedores, cada qual com sua cultura, engrandecem este torneio. A Libertadores da América é a cara do continente. E ainda estamos todos em busca da Conquista da América!



Vangelis - A conquista do paraiso - 1492

Comentários

Postar um comentário

Comente a vontade. Aproveite e deixe sua sugestão de postagem!