Apenas Rafael Carioca ainda não fez gol pelo Grêmio no Brasileirão

O Grêmio ter a melhor defesa do Brasileirão, com 15 gols, pode ser explicado pela boa fase do goleiro Victor e a solidez do trio Pereira-Réver-Léo. Mas um dado interessante marca o time de Celso Roth quanto a possuir o melhor ataque da competição: com exceção de Rafael Carioca — e do goleiro Victor —, todos os outros titulares marcaram gols no campeonato nacional.

A estatística se torna interessante ao se esmiuçar os números: ao todo, os 11 jogadores considerados o que o Grêmio tem de melhor no Olímpico balançaram as redes em 23 oportunidades. Ou seja: 60,5% dos gols gremistas no Brasileirão — ao lado de Palmeiras e São Paulo, o Grêmio tem 38 gols.

A versatilidade do grupo de Celso Roth se torna evidente. Quando o ataque não marca, os jogadores de outros setores compensam a falta de gols. Como na estréia do Brasileirão, contra o São Paulo, no Morumbi. Ainda em formação, abalado pelas desclassificações da Copa do Brasil e Gauchão, o Grêmio venceu o time de Muricy Ramalho por 1 a 0, gol do zagueiro Pereira.

Na vitória sobre o Cruzeiro e no empate com o Palmeiras, adversários diretos ao título brasileiro, mais uma vez os jogadores de trás fizeram a diferença. Contra os mineiros, 1 a 0, gol de Paulo Sérgio. Ao encarar Wanderley Luxemburgo, empate em 1 a 1 — e Anderson Pico mandou para a rede.

No ataque, Perea e Marcel, juntos, têm 14 gols. O colombiano é o artilheiro do time, com oito. Destaque, ainda, para o caso do atacante Reinaldo, um "reserva de luxo" de Roth, que mesmo entrando no decorrer das partidas, marcou sete vezes no Brasileirão.

Os gols dos titulares do Grêmio no Brasileirão*:
Victor; Léo (1), Pereira (1) e Réver (1); Paulo Sérgio (1), Rafael Carioca (0), Willian Magrão (3), Tcheco (1) e Anderson Pico (1); Perea (8) e Marcel (6)

Os gols dos reservas do Grêmio no Brasileirão*:
Reinaldo (7), Souza (1) e Thiego (1)

* Roger (quatro gols) e Rodrigo Mendes (dois gols), que não estão mais no Olímpico, completam os números do Grêmio na competição.

Hum, muito interessante tal informação, demonstrando o valor do esquema de jogo do Grêmio, que envolve todos seus jogadores. Se notarem até o Marcel volta para marcação e defesa na area quando temos bolas paradas para serem alçadas contra nossa meta. Espirito de campeão esse!

Comentários

Postagens mais visitadas